Facebook vai mostrar mais Posts de amigos e familiares, e menos de Marcas e Empresas.

Fundador da rede social, Mark Zuckerberg explicou que mudança no no Algoritmo, vai priorizar a interação entre as pessoas, que irá afetar posts, vídeos e fotos. O comunicado foi feito por Mark Zuckerberg em seu perfil na rede social.

O ano de 2018 começou com uma má notícia para empresas que divulgam conteúdos no Facebook.

Como anunciou Mark Zuckerberg em seu perfil pessoal ontem, 11 de janeiro, nas próximas semanas o algoritmo da rede social vai priorizar ainda mais os posts de amigos e familiares em detrimento das publicações feitas por páginas.

Segundo o CEO, usuários do Facebook têm reclamado da quantidade de posts de empresas, marcas e veículos de comunicação em seus feeds de notícias. “Uma vez que há mais conteúdo público do que posts de amigos e da família, o feed afastou-se da coisa mais importante que o Facebook pode fazer: ajudar a nos conectarmos uns com os outros”, justificou.

Ele também contou que a rede social fez uma pesquisa e descobriu que, quando utilizadas para conexões com pessoas importantes, as mídias sociais podem contribuir para o bem-estar.
“Sentimo-nos mais conectados e menos sozinhos, e isso tem relação com felicidade e saúde no longo prazo”, escreveu.

Como funcionará o feed de notícias a partir de 2018

Antes, o Facebook usava sinais como quantas pessoas reagem, comentam ou compartilham posts para determinar o quão no topo do feed de notícias eles aparecem.

Agora, segundo o comunicado postado no blog da companhia por Adam Mosseri, que cuida do feed de notícias, o Facebook tentará prever com quais posts pessoais você vai querer interagir, mostrando-os mais perto do topo do feed. A justificativa é que essas são publicações que inspiram discussões nos comentários.

Além disso, posts de amigos e família serão priorizados em detrimento de posts de página.

Impacto na experiência dos Usuários

O CEO disse que vai mudar o foco das equipes de produto, que antes buscavam mostrar conteúdos relevantes para as pessoas e agora devem focar em “ajudar você a ter mais interações sociais significantes”.

Para os usuários, a mudança é simples: mais posts de amigos, família e grupos e menos de empresas, marcas e veículos de comunicação. O Facebook já vinha implementando mudanças desse tipo desde o ano passado, mas essa parece ser a mais radical delas. Se você deseja que seus posts apareçam no Feed de notícias dos usuários, provavelmente precisará investir cada vez mais dinheiro em impulsionamento e anúncios.

“Algumas notícias ajudam a começar discussões sobre assuntos importantes. Mas, com muita frequência, assistir a um vídeo, ler uma notícia ou atualização de página é só uma experiência passiva”, diz.

Leia o texto na íntegra:

Conclusão: não dependa somente do Facebook, construa sua base.

Essa dica pode parecer introdutória demais, mas ainda assim é especialmente útil nesse momento.  Tenha em mente que a sua audiência no Facebook não é exatamente sua e que uma leve mudança no algoritmo pode comprometer todos os seus resultados.

Já uma base de Leads não. Essa lista é sua e nela estão pessoas que deixaram os seus emails e telefones para serem contatadas depois. É o seu maior ativo de Marketing Digital. O mesmo vale para o conteúdo. Por isso é importante produzi-lo para o seu site e blog, e não somente para as redes sociais.

Fontes: Facebook / Globo / Resultados Digitais

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