Facebook testa função que tira Posts de Páginas do Feed Notícias

Facebook começou a testar nesta semana uma mudança que pode alterar dramaticamente a forma como os usuários se relacionam com as páginas na rede social. Desde o último sábado, 21, quem usa o Facebook no Sri Lanka, Bolívia, Eslováquia, Sérvia, Guatemala e Camboja já começou a não ver mais posts feitos por páginas no feed de notícias principal, que ficou restrito a publicações de amigos ou patrocinadas. Mas já está claro que a mudança não foi boa para as páginas.

Na Eslováquia, o jornalista Filip Struhárik fez um alerta na rede social sobre o assunto. A repercussão tomou uma proporção maior do que o imaginado. O diretor mundial do feed de notícias, Adam Mosseri, foi forçado a responder aos questionamentos.

A postagem do jornalista afirma que foi a “maior queda em alcance orgânico no Facebook” já registrada. Segundo informações da Folha de S. Paulo, curtidas, comentários e compartilhamentos tiveram uma queda brusca para menos da metade das interações nas 60 maiores páginas de mídia do país.

Para encontrar os posts feitos por páginas, era preciso acessar o “Feed de Exploração”, funcionalidade que foi criada pela rede social para ajudar os usuários a descobrirem outros tipos de conteúdo no Facebook, ele fica muito escondido na interface, perdido entre as diversas opções do menu “Mais” do aplicativo; enquanto o feed de notícias, é claro, segue como a porta de entrada para post de amigos e familiares no Facebook.

Esse teste, indica um futuro em que páginas terão que pagar para que seus posts apareçam para os próprios seguidores. É uma forma de o Facebook aumentar sua receita publicitária — afinal, com quase dois bilhões de usuários, ele não pode ser ignorado.

Adam Mosseri, chefe do feed de notícias no Facebook, explica em comunicado: “as pessoas nos dizem que querem uma maneira mais fácil de ver posts de amigos e familiares”. Por isso, eles estão testando dois feeds .O teste nos seis países provavelmente vai durar meses, pois demora até as pessoas se adaptarem. O sucesso das publicações depende apenas da reação dos utilizadores.

A experiência está a preocupar vários editores, pessoas e empresas de conteúdo online que dependem do feed de notícias do Facebook como uma fonte de tráfego para as pessoas encontrarem e acederem às suas publicações.

Fonte: Tecnoblog e Pequenas Empresas Grandes Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!